YouTube

Você construiu um público fiel em torno dos seus produtos? Você tem ganhado seguidores constantemente nas redes sociais? Já publica constantemente um ótimo conteúdo em seu blog?

Então talvez seja a hora de prosseguir para o marketing de vídeo.

O vídeo adiciona toda uma nova dimensão ao seu mix de marketing. Feito da forma correta, você pode usar o vídeo para adicionar profundidade aos recursos do seu produto e suas histórias, conte a história de como sua empresa se tornou no que ela é hoje, ou explique como seu produto poderia ser usado de formas que não são possíveis serem exibidas em fotos. E isso se traduz em mais vendas. De acordo com a MultiVisionDigital, uma produtora de vídeos, consumidores são 64% mais propensos a comprarem um produto depois de verem um vídeo do mesmo.

Quando você quiser somente mostrar como seu produto é muito legal, ou quiser ter certeza de que as pessoas façam o melhor uso do seu produto, é hora de pegar uma câmera.

Antes de irmos mais fundo nas especificações dos vídeos e marketing de YouTube, é importante entender que você não precisa criar um viral para ter resultados. Você está contando uma história sobre você mesmo ou seus produtos, não produzindo um viral para atingir fama pessoal. Foque no engajamento, não em simplesmente ter um grande número de visualizações.

Aqui vão as estratégias para YouTube que geram visualizações.

 

1. Grave vídeos curtos

 

De acordo com uma pesquisa recente, vídeos no YouTube com menos de 2 minutos de duração têm quase 50% de todas as visualizações. Isto não deveria ser uma surpresa. Ninguém quer passar por uma longa caminhada através de toda a história de como a sua loja foi fundada ou todos os detalhes de onde seu produto é obtido. Não apresse o que você tem a dizer, mas é melhor errar pela brevidade quando possível.

Vídeos menores que 2 minutos geram mais views no YouTube

Há uma outra boa razão pela qual você deve contar a sua história sucintamente. O YouTube recentemente fez uma mudança no seu algoritmo de rankeamento para favorecer vídeos que engajem os espectadores. Portanto, vídeos que são assistidos até o fim terão mais visibilidade que vídeos abandonados antes do fim. Tome isso como um lembrete de que qualidade de engajamento é mais importante que o número de visualizações.

Mais uma razão para manter seus vídeos curtos e fazer todo detalhe relevante.

 

2. Crie um canal para a sua marca

 

A não ser que você faça somente um vídeo, você deve ter um canal no YouTube dedicado à sua loja.

Não somente é mais profissional para um vídeo vir de uma conta com o nome da sua loja (melhor que vir de marcospaiva88, por exmeplo), mas você também terá uma presença mais ativa na web. Ter seu próprio canal no YouTube lhe dará ainda uma outra forma de as pessoas encontrarem seus produtos. Suba um banner e seu logo para deixá-lo ainda mais profissional.

Para melhores resultados, segmente seus vídeos a fim de que seus espectadores encontrem com facilidade o que eles estão procurando. Você pode organizar seus vídeos em diferentes playlists e diferentes séries. Considere segmentá-los através de linhas de produtos, história da sua loja, tutoriais para produtos, ou o que mais você achar relevante.

 

3. Seja consistente na produção de conteúdo

 

Um canal bem desenhado não é muito útil se não há conteúdo.

Se você escolher fazer marketing de YouTube, é melhor estar comprometido a longo prazo. Pense bem se você pode se comprometer a publicar conteúdo regularmente, e então chegar a uma estratégia para engajar os espectadores.

Uma vez que você decidiu que vai fazer, seja consistente nas postagens. Lembre-se, o YouTube é uma mídia social, em como nas outras redes sociais, longos períodos de silêncio não são legais.

Você pode definir uma frequência de postagem. Nós recomendamos um vídeo por mês, ou um a cada duas semanas se você conseguir produzir um vídeo com essa frequência. E uma vez que você descobrir alguma coisa que funcione, agarre-se à ela.

 

Está gostando deste artigo?

Coloque seu email abaixo para ser o primeiro a receber as dicas e novidades do blog.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

4. Use o Analytics para entender o que funciona

 

O YouTube fornece um rico conjunto de dados sobre a performance do seu vídeo. Tire total vantagem disso.

Os dados são compreensíveis o suficiente para você saber extamaente o que funciona e o que não funciona.

Analise-os até descobrir como monitorar suas visualizações através do tempo, descubra um colapso em suas fontes de tráfego, e analise os dados demográficos dos seus espectadores.

 

5. Use anotações para manter e engajar sua audiência

 

Sabe aquela caixinhas que aparecem na tela como comentário ou com links “Inscreva-se”?  Elas são chamadas anotações.

As anotações são um recurso do YouTube que deixa você colocar textos e links nos seus vídeos. Elas podem ser interjeições engraçadas, comentários, pedidos de inscrições, ou links externos. Usados de forma correta, anotações podem lhe dar um boom nas inscrições e visualizações.

É fácil adicioná-las aos seus vídeos. Simplesmente vá até o seu gerenciador de vídeos, escolha o vídeo que deseja editar, e acima do vídeo clique no botão anotações para entrar no gerenciador de anotações.

Há dois tipos principais de anotações. O primeiro são pequenos balões que aparecem com interjeições ou comentários no vídeo. Você pode ajustar o tamanho da fonte, tamanho da caixa e comprimento.

O segundo tipo são links ativos. Você pode linkar para outro vídeo, para o seu canal, ou para uma playlist.

Anotação de YouTube

Cuidado: tome cuidado para não usar muitos links e caixas de textos no seu vídeo. Eles começam a perder sua efetividade quando começam a incomodar. Lembre-se, seus espectadores estão aqui para assistir a um vídeo, não para ler um livro. Nós recomendamos um toque leve: uma caixa de texto aqui, outra ali, um botão “Inscreva-se”, e talvez um link para sua loja no final.

 

6. Anuncie com o AdWords

 

Você também pode promover seus vídeos através de anúncios pagos.  O YouTube pertence ao Google, portanto nada melhor que usar o AdWords para vídeos.

Você será capaz de anunciar de três maneiras: como um vídeo que roda antes de as pessoas assistirem à um outro vídeo, como um banner enquanto se navega pela internet; ou como um vídeo promovido quando as pessoas procuram por vídeos similares no YouTube.

Como no Google AdWords, você é capaz de definir um orçamento diário e segmentar seu público através da demografia.

Mais importante, você precisa ter uma boa noção de palavras-chave relevantes. Se você já anuncia utilizando o Google AdWords, você pode querer somente extender suas campanhas para anúncios em vídeo.

 

7. Truques regulares ainda valem

 

Trate seu vídeo como um post de blog e divulgue-o através de todos os seus canais. Então: tweet, publique no Facebook, e faça um post sobre ele. Não queira que ele se torne um viral, mas isso não significa que você não deva promovê-lo ativamente. Compartilhe o vídeo nas mídias sociais, faça com que blogueiros linke-os, e tente levá-lo à audiência que ele merece.

Tenha em mente que o YouTube é um mecanismo de busca, e assim como você otimiza um post de blog para os mecanismos de busca, você deve otimizar o seu vídeo também. Você está familiarizado com as regras a partir de agora: um título atraente, uma descrição detalhada, as palavras-chave corretas, e todo o resto.

Assim como você encoraja as pessoas a te seguirem no Facebook e Twitter, você pode encorajar os seus espectadores a ver seus outros vídeos ou se inscreverem no seu canal.

E não se esqueça: o mais detalhado trabalho SEO não salvará se seu conteúdo for terrivel. A melhor maneira de ser bem rankeado é focar em criar conteúdo atraente que as pessoas vão querer compartilhar.

 

Conclusão

 

Ainda tentando descobrir se você deve começar a produzir de vídeos? Veja este pequeno guia de como vídeos podem aumentar vendas.

E tenha em mente que enquanto o YouTube é o maior distribuidor de vídeos, Vimeo é outra grande opção para hospedagem e distribuição de vídeos.

Bom, por hoje é isso.

Até o próximo post!