“Blogar”. Quando se trata de e-commerce, é uma estratégia de inbound marketing que você não pode se dar ao luxo de ignorar.

É o lugar principal do seu site onde você pode compartilhar conteúdo fresco, inciar conversas, e se conectar com seus clientes atuais e potenciais.

Varejistas online espertos também entendem que um blog pode ser uma estratégia poderosa de atração para qualquer website. Criar um conteúdo de blog de alta qualidade não somente te dará um bom rankeamento nas buscas por palavras-chave importantes, mas também te proporcionará algo valioso para compartilhar nas mídias sociais.

Mas para se atingir um maior desempenho no seu blog de e-commerce, você tem que facilitar o máximo possível o acesso para o que os leitores estão procurando (e ainda mais). E para que isso aconteça, você deve ter a mistura certa de navegação, calls to action e compartilhamento social.

Agora, vamos dar uma olhada nos 5 recursos que seu blog não pode viver sem.

Clique e conheça uma nova ferramenta criada em OpenCart para você vender seus produtos na Internet #ad

Calls to Action

Você pode escrever o melhor post de blog de todos os tempos, mas se você não atrair os visitantes para fazerem alguma coisa enquanto eles estão no site, você está perdendo uma grande oportunidade. Se for para assinar sua lista de e-mails, RSS, ou link para um produto em destaque ou venda futura, você tem que fornecer calls to action direcionados aos seus objetivos de marketing de conteúdo.

Onde eles devem aparecer? Comece com o topo da sua sidebar. Este é o local perfeito para um formulário de assinatura de e-mail. Ao construir sua lista, você terá um meio de dar seguimento ao relacionamento com seus atuais e futuros clientes com o passar do tempo, e isto é absolutamente inestimável. Nós já fizemos um post sobre o porquê de a lista de e-mail ser a chave do sucesso de um e-commerce. Você também pode tirar total vantagem do espaço no final de cada post. Se o leitor chegou até ali, lendo todo o seu conteúdo, há uma boa chance de ele ter gostado do que você teve a dizer e portanto estaria pronto para agir e assinar a sua lista.

O exemplo abaixo da Clearpath Robotics é muito legal, pois eles colocam no formulário o que você pode esperar ao assinar a lista deles (notícias de robótica, ideias e mais) e gerenciam a expectativa da frequência de e-mails dizendo ao final do formulário: “Nós não enviamos spams. Somente conteúdo de qualidade enviado trimestralmente”.

Call to Action de blog

 

Categorias de conteúdo

Ter as categorias de conteúdo bem definidas não somente aumenta a probabilidade dos posts do seu blog manterem o foco nos temas, mas também tornam os posts muito mais “navegáveis” para o seu público se você as colocar na sidebar em forma de tópicos. E isso significa que eles passarão mais tempo no seu blog, lerão mais os seus posts, e efetuarão uma compra.

O blog da Essência Móveis tem bem definida as categorias em sua sidebar. O que melhora muito a navegabilidade entre posts e mantém o leitor mais tempo no blog.

Essência Decor

Está gostando deste artigo?

Coloque seu email abaixo para ser o primeiro a receber as dicas e novidades do blog.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

Posts recentes e/ou populares

Uma das melhores maneiras de puxar as pessoas e levá-las a checar os outros posts do blog é incluir uma seção de “Posts Recentes” na área de navegação secundária do seu blog. Há alguma coisa sobre o “novo” que desperta o nosso interesse.

Abaixo o excelente exemplo no blog da Moorea Seal.

Posts recentes

Enquanto os posts recentes são ótimos para mostrar o que há de novo, eles não necessariamente exibem seu melhor conteúdo. Uma alternativa em vez de exibir seus posts recentes é mostrar seus posts mais populares.

Posts populares podem ser efetivos porque você já sabe que estes posts ressoam com seu público-alvo e você, com isso, tira vantagem do poder da aprovação social.

Em outras palavras, pessoas irão colocar em um lugar de maior valor o conteúdo que elas acreditam ser popular entre seus pares e estarão mais propensas a clicar nele. O blog da Essência Móveis também trabalha muito bem isso.

Posts Populares

 

Compartilhamento Social

Se você deseja aumentar os seus seguidores nas redes sociais para o seu e-commerce, compartilhe seus posts com os seus amigos. Sempre tenha certeza de incluir os botões de compartilhamento das redes sociais em seu blog e incentive seus leitores a compartilhar seus posts. Apenas certifique-se que todos e quaisquer sites sociais fazem sentido para o seu negócio específico e seu público-alvo.

Na maioria dos casos essas redes sociais são Facebook, Twitter, Pinterest e possivelmente Instagram. Abaixo o exemplo da Romaf, que incorporou o seu feed do Twitter na sidebar.

Compartilhamento Social

 

Busca

Muitas vezes esquecida, incorporar algo tão simples quanto uma caixa de busca (sim, uma caixa de busca) pode dar aos visitantes do seu blog uma forma de procurar por uma palavra específica ou uma frase sem ter que perder tempo ou se frustrar tendo que passar por dezenas de posts.

Aqui, a Rare Device inclui uma caixa de busca no topo do blog, assim as pessoas não têm que rolar a tela para encontrá-la.

Caixa de busca

Construir um blog de e-commerce de sucesso requer mais do que somente disponibilizar o conteúdo certo. Uma vez que alguém clique em um dos seus posts, você vai querer mantê-lo ali para que ele comece a formar uma conexão e afinidade com o seu negócio.

Conforme você vai pensando e analisando seu público e seu blog, que recursos você poderia adicionar à sua sidebar para ajudar a fazer seu conteúdo mais navegável ou encorajar potenciais clientes a se engajar?

Deixe sua resposta nos comentários.

Assine nosso feed para receber os posts assim que eles saírem.

Um abraço e até o próximo post!