Segundo a Wikipedia:

“A metodologia do social commerce nasceu com o advento das mídias sociais e a forte atuação do e-commerce, contudo pode ser utilizada também como ferramenta de venda para os estabelecimentos que fazem vendas por outros modelos, inclusive no próprio PDV.

Podemos tratar como social commerce, desde uma recomendação (ou crítica) que um consumidor fez sobre determinado serviço, produto ou empresa até mesmo sites de compras coletivas, redes sociais exclusivas para compras e afins. Até mesmo lista de desejos e nota para os produtos listados em determinado site de e-commerce podem ser consideradas ações de social commerce, visto que o foco é o consumidor e as informações geradas pelo mesmo.”


Recentemente o Pinterest anunciou que está planejando testar os Pins promovidos, começando com um seleto número de negócios – de graça – solicitando o feedback do usuário antes de começar a cobrar pelo serviço. Talvez aprendendo com a experiência que as outras redes sociais tiveram, a promessa é de que os anúncios sejam de bom gosto, relevantes e transparentes. Vamos ver como será.

Enquanto isso, a Rich Relevance desenvolveu um infográfico que analisa como Facebook, Pinterest e Twitter conduzem o Social Commerce.

Infográfico da Rich Relevance

Infográfico da Rich Relevance

Algumas considerações sobre os dados acima:

  • Facebook leva 86% das vendas sociais do varejo, Pinterest 11% e Twitter 3% Tweet isso
  • Visitantes de sites de e-commerce que vêm do Facebook visitam em média 7 páginas/sessão contra 4,1 do Pinterest e 2,7 do Twitter Tweet isso
  • O tráfego do Facebook converte em 2,6% para sites de e-commerce contra 1,1% do Twitter e 0,9% do Pinterest Tweet isso
  • A média do valor dos pedidos (AOV) de tráfego vindo do Pinterest é de $169 contra $95 do Facebook e $71 do Twitter Tweet isso
  • Receita/Visitante  é de $2.50 para Facebook, $1.60 para Pinterest e $0.80 para o Twitter Tweet isso

Seja avisado por e-mail de novos posts deixando seu e-mail na barra lateral à direita.