SEO

Mesmo que você seja novo no mundo do e-commerce ou do marketing digital em geral, você provavelmente já ouviu falar de SEO, acrônimo para o termo em inglês “search engine optimization” (otimização para mecanismos de buscas, em português). Em um mundo onde a maioria do tráfego online decorre de uma porção de texto digitada dentro de uma caixa de busca, SEO pode ser um fator determinante no destino do seu negócio.

SEO engloba muitas táticas, mas o princípio subjacente é que você está ajudando o Google e outros mecanismos de busca a entenderem melhor sobre o que é seu e-commerce e o que ele vende. Isto, em contrapartida aumenta a sua visibilidade, aumentando as chances dos mecanismos de busca listarem seu site em seus resultados de pesquisa quando clientes em potencial estiverem procurando pelos produtos que você vende.

Uma das táticas fundamentais de SEO é a pesquisa de palavra-chave. Pesquisa de palavra-chave é a simples arte de melhor entender a terminologia que seus potenciais clientes costumam utilizar para encontrar os produtos que você está vendendo, então você combina seu site com estas terminologias.

Neste artigo nós cobriremos o básico de pesquisa de palavra-chave para e-commerce. O objetivo final é construir uma lista relevante de palavras-chave a qual você pode recorrer e usar conforme você constrói e otimiza seu site, escreve as descrições dos seus produtos e cria seus posts.

Com o tempo, você ajudará os mecanismos de busca a entenderem sobre o que é seu site, com isso eles podem combinar melhor sua loja com um resultado de busca para termos de pesquisa relevantes, levando a um aumento de tráfego e vendas.

 

Por que a pesquisa de palavra-chave é importante?

 

Toda vez que alguém faz uma pesquisa, o mecanismo de busca deve decidir que punhado de resultados exibir dentre centenas de milhares de páginas possíveis. É função dos algoritmos do mecanismo de busca determinar os melhores e mais relevantes resultados para cada única busca. É por isso que é tão importante escolher suas palavras-chave cuidadosamente, assim os mecanismos de busca podem combinar e exibir seu site nos resultados de busca para as buscas com palavras-chave mais relevantes.

Não é somente importante estar na primeira página dos resultados de um mecanismo de busca para termos de busca relevantes, mas é igualmente importante estar nas primeiras posições da primeira página. Para entender quanta diferença pode fazer a posição considere o gráfico abaixo que mostra a relação entre a posição no resultado de busca e a participação média de tráfego:

Posição versus Tráfego

Fonte: Chitika

Pelo gráfico podemos ver que a primeira página dos resultados de busca recebem mais de 90% do tráfego médio e os três primeiros resultados recebem mais de 60% do tráfego. Mais significativamente, a diferença entre a posição dez (primeira página) e a posição 11 (segunda página) significa uma redução em tráfego, para determinado termo de busca, de mais de 100%.

Em resumo, quanto mais perto do topo do Google para termos de busca relevantes você estiver, mais tráfego (e potenciais vendas) você terá. Dependendo do termo de busca e do volume de pesquisas por mês sendo feitas para aquele termo, a diferença de somente algumas posições podem representar perda de receita significativa no longo prazo.

 

Entendendo palavras-chave

 

Antes de você mergulhar nas pesquisas de palavras-chave para sua loja virtual, há alguns termos básicos que surgem e são importantes você conhecer e entender.

Estes termos incluem:

Palavras-chave – Uma palavra-chave, no contexto de SEO, é uma palavra em particular ou frase que descreve o conteúdo de uma página ou site. Palavras-chave agem como atalhos para resumir o conteúdo de uma página ou site. Palavras-chave são partes dos metadados de um site que ajudam os mecanismos de busca a combinar uma página com o resultado de uma consulta de pesquisa.

Palavras-chave de cauda longa – Palavras-chave de cauda longa são simplesmente palavras-chave que contém três ou mais palavras. Palavras-chave de cauda longa são importantes porque elas representam 70% das buscas online de acordo com a SEOMoz e também tendem a converter melhor pois elas pegam as pessoas mais adiante dentro do ciclo de compra. Alguém procurando por “aplique de cabelo” provavelmente está na fase inicial da busca da informação, entretanto, alguém procurando por “preço de 20 cm de aplique de cabelo castanho” está provavelmente bem a frente no ciclo de compra e muito mais perto de comprar.

Volume de busca (média de buscas mensais) – Volume de busca é geralmente medido em médias mensais. Ou seja, o número de pesquisas feitas a cada mês para cada palavra ou frase em particular (palavra-chave). Idealmente você está procurando por palavras-chave com volumes de busca mais altos. Ser bem ranqueado para termos de busca com altos volumes de pesquisa significa mais tráfego e conversão em potencial para você e sua loja.

Infelizmente, não há um número mágico que represente o volume de busca perfeito. O que constitui o volume de busca “certo” é diferente para cada site.

Concorrência – Volume de busca não é a única coisa que você deve levar em consideração. Concorrência é igualmente importante, se não for mais. Não há sentido tentar ser bem ranqueado para palavras-chave pelas quais você não vai competir. Concorrência refere-se à dificuldade de se estar bem ranqueado para cada palavra-chave em particular. Em uma situação ideal, suas palavras-chave escolhidas deveriam ter um grande volume de busca e baixa concorrência, entretanto, estas pepitas de ouro são difíceis de encontrar e requerem trabalho duro, paciência e talvez um pouco de sorte.

Lembre-se que a concorrência no planejador de palavras-chave do Google refere-se à competitividade para buscas pagas em vez de buscas orgânicas, entretanto, isto na maioria das vezes representa a competição nas buscas orgânicas também.

 

Brainstorm da sua lista inicial

 

Agora que você entende porque pesquisa de palavra-chave é importante e algumas das terminologias básicas, é hora de fazer sua própria pesquisa de palavra-chave. Para começar, você precisará de uma lista inicial de termos de busca que você acredita que seus clientes pesquisariam para encontrar sua loja e os produtos que você vende. Pegue uma caneta e um papel e comece a fazer uma lista de termos de busca que você usaria. Em sua lista, as palavras-chave devem ter no mínimo duas palavras, mas você também vai querer pensar em palavras-chave de cauda longa, com quatro, cinco palavras ou mais.

Quanto mais palavras você conseguir no seu brainstorm, mais você vai ter que trabalhar para descobrir novos termos de busca, portanto não desista facilmente. Tente construir uma lista com o máximo de palavras-chave relevantes possível.

Você deve perguntar aos seus amigos e família por suas sugestões também, mas evite perguntar a eles diretamente o que eles pesquisariam, em vez disso coloque-os em frente ao computador e peça que eles pesquisem por seus produtos/marca. Monitore o que eles procuram e os links em que eles clicam. Isto pode fornecer uma grande visão do mundo real do que uma pessoa normal procuraria.

 

Ferramentas para expandir sua lista

 

Depois que você fez seu brainstorm inicial, você pode considerar algumas ferramentas para ajudar a expandir sua lista. Uma das ferramentas mais simples é o recurso do próprio Google de sugestão de busca. Para ver algumas das sugestões do Google, simplesmente faça uma busca e role para o rodapé da página e veja as sugestões relacionadas.

Sugestões de pesquisa

Uma grande ferramenta para ajudar com seu brainstorm é o Übersuggest. Übersuggest pega as sugestões de palavras-chave do Google através do que você procurou e adiciona cada letra do alfabeto, de A a Z, capturando as permutações mais frequentemente pesquisadas.

Übersuggest

Não se esqueça de considerar modificadores de palavra-chave como “como fazer” ou “onde eu posso” etc. Por exemplo, alguém pode não estar procurando necessariamente por “aplique para cabelo”, em vez disso as pessoas podem estar procurando por “como ter cabelos mais volumosos e compridos”.

 

Pesquisa de palavra-chave usando o planejador de palavras-chave do Google

 

Agora que você tem sua lista inicial de palavras-chave, você pode usá-las para encontrar outras usando ferramentas online. Há muitas ferramentas que você pode usar para conduzir sua pesquisa de palavra-chave, pagas e grátis, entretanto, uma das ferramentas mais populares para esta condução é o planejador de palavras-chave do Google. O planejador de palavras-chave do Google permite que você pesquise por palavras-chave para determinar quantas buscas estão sendo feitas por mês para aquele termo, quanta concorrência há e os termos de busca relacionados.

Os termos de busca relacionados são importante porque vai te mostrar outras palavras-chave que são similares mas podem ter um número maior de pesquisas, menos concorrência ou ambos.

Para usar o planejador de palavras-chave do Google, você precisará de uma conta no Google Adwords que é grátis e leva somente alguns minutos para criar e configurar.

Uma vez que você tenha uma conta no Google Adwords você precisará  se logar e selecionar Ferramentas no menu do topo, e então selecionar Planejador de palavras-chave.

Planejador de palavras-chave

Depois, digite as palavras-chave que você anotou da sessão anterior, pode ser uma de cada vez ou algumas separadas por vírgula. Eu recomendaria uma por vez para manter as coisas simples.

Cheque suas configurações em Segmentação para ter certeza que esteja vendo as configurações de busca que é relevante a você. Por exemplo, se você estiver no Brasil e só entrega no Brasil, você deve estar procurando por resultados para o Brasil.

Em Personalize sua pesquisa Opções de palavra-chave, você deve habilitar Mostrar somente ideias intimamente relacionadas a meus termos de pesquisa. Isto irá fornecer palavras-chave muito mais relevantes, entretanto, se você sentir que as palavras-chave estão muito relacionadas ou você deseja expandir sua pesquisa, fique a vontade para tentar com esta opção desabilitada.

Google AdWords Planejador de palavras-chave

Na próxima tela, estará selecionada por padrão a aba Ideias de grupos de anúncios. Troque para a aba Ideias de palavras-chave.

Ideias de palavras-chave

A primeira coluna listará a(s) palavra(s)-chave original(is)que você procurou e também as palavras-chave relacionadas. A segunda coluna mostra o número de buscas sendo feitas por mês na área geográfica que você especificou. A terceira coluna é o nível de concorrência para cada palavra-chave.

Esta é a informação que você precisará peneirar para começar a construir sua lista de palavra-chave. Você pode usar os filtros de palavras-chave à esquerda da tela para somente mostrar palavras-chave com baixa e média concorrências e separá-las das outras mais difíceis de competir.

Filtros de palavras-chave

Isto te deixará com uma lista de palavras-chave relacionadas à sua pesquisa que tem uma concorrência baixa e média. Como no exemplo abaixo.

Palavras-chave com media e baixa concorrencia

Com esta lista você vai conseguir pegar os melhores termos que descrevem o seu site, páginas e produtos, mantendo em mente o volume de pesquisa e concorrência, e salve-os, idealmente em uma planilha. Você irá querer repetir este processo com todas as palavras-chave do seu brainstorm.

Pergunte a você mesmo – A palavra-chave é relevante? Se alguém procurar por aquele termo e cair na página apropriada do seu site, esta pessoa irá encontrar exatamente o que estava procurando?

Procure por palavras-chave no Google e no Bing – Você já olhou o nível de concorrência no planejador de palavras-chave do Google. Mas como dito anteriormente, aqueles níveis representam a concorrência nas buscas pagas, que nem sempre se traduzem nas buscas orgânicas. Entender quais sites já são bem ranqueados para suas palavras-chave te dá uma visão valiosa da concorrência, e também quão difícil será estar bem ranqueado para dado termo. Se os resultados do topo forem de grandes e já estabelecidas marcas, será mais difícil ser bem ranqueado para aquela palavra-chave.

Com toda informação de palavra-chave que você adquiriu, você agora vai querer ferver a sua lista. Para começar, você deve focar em uma lista de 5 a 7 palavras-chave, mas também é uma boa ideia aumentar um  pouco essa lista para 15-20 para manter mais opções e um trabalho de longo período.

 

Conclusão

 

A boa notícia é que depois que você completar a sua pesquisa de palavras-chave e lentamente implementar as que você escolheu pelo seu site, o Google deverá entender melhor sobre o que é sua loja virtual e assim poderá combiná-la com os resultados de busca corretos.

Tenha em mente que SEO e pesquisa de palavras-chave são um processo em andamento. Leva tempo para pesquisar e implementar as palavras-chave e mais tempo ainda para o Google notar estas mudanças. Mais importante ainda, com o tempo, SEO, algoritmos de busca e as palavras que seus clientes buscam irão mudar, então tenha certeza de periodicamente rever sua pesquisa de palavras-chave para ter certeza de que ela está atualizada e afiada.

Até o próximo post!

Um abraço!