carousel

Carrosséis de páginas inicias (ou banners rotativos) são os queridinhos dos web designers, e são frequentemente demonizados pelos experts em usabilidade web pois ocupam um espaço valioso da home page, podem ser uma distração e até mesmo diminuir a conversão de metas.

Mas testes com usuários feitos pelo Instituto Baymard sustentam a ideia de que os usuários gostam dos carrosséis na home page (designers, alegrem-se!) – desde que sejam implementados de uma forma amigável ao usuário.

A seguir estão 5 diretrizes  adaptadas do relatório de usabilidade da Home Page e Categoria do Instituto Baymard.

  1. Os usuários provavelmente não verão todos os slides, conforme eles vão rolando a tela para baixo, portanto preocupe-se em linkar para recursos importantes do site e ofereça os principais produtos por ali.
  2. Pelo fato de os usuários não verem todos os slides, seu primeiro slide deve ser o mais importante.
  3. Uma vez que um carrossel animado prende rapidamente a atenção, se não reforçar os produtos que você vende, o objetivo do seu site pode não ser atingido.
  4. Rotação automática é uma boa prática, desde que os slides não troquem muito rapidamente (especialmente se eles têm texto), e eles devem parar quando o mouse está sobre o slideshow, e devem ainda parar permanentemente quando há uma interação (um clique). Os usuários podem reiniciar a rotação clicando nos botões próximo/anterior, setas ou indicadores.
  5. Os slides não devem alternar devagar demais. Usuários não são muito pacientes online, você sabe. O Instituto Baymard recomenda um intervalo de 5-7 segundos para slides simples, e até 10 segundos para slides com bastante texto.

Sobre o relatório de usabilidade da Home Page e Categoria do Instituto Baymard, foram recrutados 20 cobaias com idades entre 21-56 anos. Foram examinados 19 dos maiores sites e-commerce dentre eles Amazon, Best Buy, Blue Nile, Chemist Direct, Drugstore.com, eBags, Gilt, GoOutdoors, H&M, IKEA, Macy’s, Newegg, Pixmania, Pottery Barn, REI, Tesco, Toys’R’Us e Zappos.

Siga estas simples dicas e melhore a experiência de uso do seu e-commerce.

Um abraço e até o próximo post!