SEO Como você vai conseguir vender qualquer coisa se os clientes não conseguem te encontrar? SEO, que é a abreviação para Search Engine Optimization (em português Otimização para Mecanismos de Busca), é realmente importante para seu e-commerce. SEO é o processo de melhorar a visibilidade de um website ou loja online em mecanismos de busca. Por que é tão importante? Porque quão mais alto é o seu rank nos mecanismos de busca, mais tráfego e potenciais clientes são direcionados à sua loja. Não existe uma estratégia mágica de SEO, e os proprietários de lojas virtuais precisam analisar cuidadosamente seus sites para desenvolver uma estratégia SEO customizada e um plano de ação para melhorar sua presença nos mecanismos de busca e gerar tráfego para suas lojas. Aqui estão 10 dicas cruciais de SEO para lojas virtuais:

1. Não confie apenas em cliques pagos (mas também não esqueça deles)

Embora muitos e-commerces recorrem à estratégia de cliques pagos (PPC na sigla em inglês para Pay Per Click) para dar visibilidade às suas lojas, a verdade é que os gastos com PPC continuam a crescer e uma vez que você pare de pagar por posicionamento, sua presença online desaparece. Também, alguns clientes têm uma inerente desconfiança em links patrocinados, banners, e outros anúncios online. Lojas virtuais não podem somente confiar em uma estratégia PPC e precisam também implementar práticas SEO orgânicas para ajudar com suas visibilidades online. Uma recente pesquisa do Google mostra que quando alguns sites param de usar o AdWords, 89% dos cliques pagos são perdidos e não representam um aumento nos cliques orgânicos. Portanto certifique-se de usar o clique pago em conjunto com SEO.

2. Evite conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado é um inimigo para mecanismos de busca. Entretanto, muitos e-commerces têm uma grande quantidade de conteúdo duplicado como resultado de descrições de produtos e listas. Lojas virtuais tendem a ser penalizadas pelos mecanismos de busca. Portanto, os donos de lojas online devem analisas seus sites e procurar por modos de reduzir a quantidade de conteúdo redundante e duplicado presentes neles. O uso correto da tag rel=”canonical” pode ajudar a evitar estes problemas também. Todas as nossas lojas Santive Commerce possuem as tags canônicas perfeitamente integradas à loja virtual.

3. Tenha uma estratégia de conteúdo

Consistentemente adicionar um conteúdo único e de alta qualidade de forma regular ao seu e-commerce não somente irá agregar valor perante os usuários, mas também te ajudará a subir no ranking dos mecanismos de busca. Considere produzir conteúdo que seja relacionado aos produtos e serviços que você vende. Todas as lojas Santive incluem um blog totalmente funcional que você pode usar para adicionar tal conteúdo.

4. Não copie as descrições de produtos do fornecedor

Construir sua base de produtos pode ser um processo que consome muito tempo, e em uma tentativa de economizá-lo, muitas lojas virtuais simplesmente copiam e colam as descrições de produtos dos fornecedores para seus sites. Isso é um erro SEO! Sempre reescreva cada descrição de produto para garantir que seja única e amigável aos mecanismos de busca. Lembre-se de usar muitas das palavras que as pessoas tendem a procurar.

5. Otimize imagens de produto

A busca por imagens se tornou uma função muito popular que os usuários na internet estão usando cada vez mais para encontrar produtos online. Portanto, os e-commerces devem adicionar palavras-chave relevantes nas tags ALT de todas as imagens do site. Para melhores resultados, tenha certeza de que toda palavra-chave usada em uma imagem seja diretamente relevante e evite palavras-chave para encher linguiça nas tags ALT.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.

*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

 

6. Tenha meta descrições únicas para cada página

Quando se trata de otimização de site, muitas lojas virtuais acham que é suficiente usar as mesmas meta descrições para cada página. Entretanto, este é outro erro SEO! A meta descrição deve ser escrita por humanos com o objetivo de ajudar sua loja a ser clicada nos resultados dos mecanismos de busca. As lojas Santive possuem um campo específico em seu administrador para que você produza sua meta descrição livremente.

7. Inclua avaliações de produto

Uma vez que conteúdo único é extremamente importante quando se trata de SEO, ter um campo para que os usuários adicionem suas avaliações sobre o produto é um excelente modo passivo de gerar conteúdo único para sua loja. Nossas lojas já vem com um sistema de avaliação de produtos por padrão.

8. Link seus produtos na homepage

Um erro comum cometido por muito e-commerces é esconder os links para seus produtos no interior do site. Isso não somente torna mais difícil aos usuários encontrar produtos, como também impacta no PageRank das suas páginas de produto, fazendo com que estas páginas apareçam em um rank menor nos resultados de buscas. Ter um link para seu produto diretamente na sua homepage facilitará para ambos, os mecanismos de busca e seus clientes.

9. Otimize o texto âncora

Adicionar palavras-chave nos links internos do seu site ajudará a aumentar a visibilidade da sua loja nos mecanismos de busca. Em vez de utilizar o típico  link “Clique aqui”, utilize textos que incluam as palavras-chave da página que você está linkando para ranqueá-la melhor. Por exemplo, em vez de “clique aqui e conheça o Santive Commerce, o melhor e-commerce do mercado”, escreva “visite nossa página de produtos e conheça a melhor plataforma e-commerce do mercado“. Considere também colocar links com palavras-chave ricas dentro das descrições dos produtos que levam para outros produtos similares no seu site.

10. Organize sua loja virtual para SEO

O modo como você estrutura sua loja virtual irá impactar em sua visibilidade. Considere estruturar sua loja de forma que ela inclua um número de landing pages. Estas páginas podem ser específicas para uma marca ou tipo de produto. Fazer isso te dá a oportunidade de otimizar múltiplas páginas e grupos de palavras-chave que irão aumentar a sua visibilidade nas buscas.

Dica bônus

Se você oferece cupons de desconto a seus clientes, considere promovê-los em sites de cupons e foruns de cupons. Isto deve te ajudar a criar links gratuitamente para sua loja e também pode te ajudar a fazer vendas. Tem alguma sugestão SEO que funcionou bem para você em algum momento? Compartilhe com outros leitores deixando um comentário. Um abraço e até o próximo post!