2014

Esta é uma época do ano que sim nós sabemos, você provavelmente tem uma tonelada de resoluções pessoais envolvendo saúde, fitness, relacionamentos e auto-realização, mas vamos também dar uma atenção e foco no que você pode melhorar nos seus negócios.

Talvez você já tenha até começado, o que te coloca à frente dos outros, mas para aqueles que estão na expectativa de reunir alguns objetivos para suas lojas online, nós reunimos alguns e fizemos esta pequena lista. Sinta-se à vontade para escolher seus favoritos e focar naqueles que mais importam para o seu tipo de negócio.

Então, vamos começar com: “Como um empresário de comércio eletrônico, você deve…”

 

1. Atualizar a fotografia do seu produto

 

Aqui vai um fato engraçado, um estudo recente demonstrou que imagens de produtos maiores podem aumentar suas vendas online em até 9%, e é somente do tamanho das imagens que estamos falando. Desde as taxas de retorno baixas até os visitantes navegando por várias páginas de produtos e gastando mais tempo nelas, uma fotografia bonita do produto pode ser um diferencial no jogo do e-commerce.

Você deve considerar coisas como background, luz, a cor que você está usando e também como seu produto é retratado em situações da vida real para evitar perder vendas somente por causa da sua fotografia. Portanto há de se otimizar imagens e páginas de produtos para fazê-las mais indexáveis, compartilháveis e atrativas.

Por fim, pense em aumentar a quantidade de imagens que você exibe na sua página de produto para mostrar seu produto de mais de uma perspectiva. É também altamente recomendável que você incorpore imagens geradas por clientes através do Instagram, por exemplo. Desta forma você não somente demonstrará a prova social, mas também mostrará aos usuários como seu produto fica em um cliente da vida real, o que por sua vez lhes permite visualizar o produto neles.

 

2. Segmentar sua lista de e-mails

 

Se você é como a maioria dos negócios, as chances são grandes de você enviar o mesmo e-mail para cada contato da sua lista de e-mails. Se você refletir por um momento, você acabará percebendo que fazer isto provavelmente não é melhor que enviar uma campanha de mala direta e medir o sucesso com base na quantidade de cupons de desconto que foram usados ou quantas pesquisas foram respondidas.

Isto não vai te dar resultados satisfatórios. Se tem uma coisa que as pessoas odeiam sobre a caixa de entrada delas, é a quantidade de e-mails irrelevantes que vem de uma lista da qual elas não se lembram de ter assinado. Também, considere a diversidade de assinantes na sua lista, há prospectos, clientes que já compraram, novos clientes e clientes em formação.

Cada um merece uma estratégia de e-mail única e exclusiva e este é somente o começo. Você em breve se verá com a habilidade de segmentar baseado em variáveis como tipo de consumidor, interesses, localização, e muito mais. Portanto, pare de spam e comece a segmentar, confie em nós, vale muito a pena.

 

3. Otimizar seus e-mails de transação

 

Isto pode ser realmente pensar “fora da caixa” para donos de lojas virtuais que vêem o e-mail marketing somente como envio de newsletters e cupons de desconto. Entretanto, na realidade, todo e-mail que você envia à um prospect ou cliente, tem o potencial de ser otimizado para converter em vendas e para criação de valor.

Mas de quais e-mails estamos falando aqui? Todos, desde seu e-mail de carrinho abandonado, confirmação de pedido, confirmação de envio, e e-mails de feedback ao cliente – todos eles têm o potencial de ser a maior ferramenta de marketing online para o seu negócio.

 

4. Analisar a influência do Analytics para dissecar o que funciona

 

Espero que neste momento você já tenha alguns meses de história online. Isto é uma tremenda quantidade de dados para alavancar vendas e, tirar vantagem de usar ferramentas como o Google Analytics para ver o que funcionou e o que não funcionou quando se trata de conversão de vendas.

 

5. Ser responsivo e acessível em qualquer dispositivo

 

Com mais de 60 por cento da população de usuários de telefonia móvel possuindo um smartphone e quase 41%  usando seu dispositivo móvel para fazer uma compra, ter um site amigável para celulares é uma necessidade. Nos dias de hoje, ignorar smartphones tablets significa deixar dinheiro na mesa. Isso sem falar dos visitantes irritados que previamente visitaram seu site e viram quão difícil é navegar por ele.

Se você precisa de mais motivos, segundo pesquisas, em 2011 foram feitos pelo celular 5% das compras do varejo online, enquanto em 2012 este percentual dobrou para 10%. E isso é só o começo.

Por isso, ao escolher sua plataforma e-commerce, dê preferência àquela que tem temas responsivos por padrão, como o Santive Commerce.

Espero que com essas dicas você comece um caminho para um ano próspero. Quais destas resoluções você vai seguir? Ou você é daqueles que faz suas próprias resoluções e acha que os outros donos de lojas virtuais devem segui-lo? De uma forma ou de outra, diga-nos quais destes é você comentando abaixo.

E boas vendas em 2014!

Um abraço!