Você já se perguntou como a Apple sabe o que recomendar quando você digita simplemente “ip” na caixa de busca? Ou por que estas grandes marcas retornam resultados de busca tão rapidamente?

Resultado de busca Apple

A resposta é simples. Estas empresas super bem sucedidas percebem o quão importante é a busca para engajar seus usuários e direcionar vendas. Elas continuamente investem em tecnologia de busca para otimizar ambos, a experiência de seus usuários e promover seus produtos ao mesmo tempo.

Mas e você? Talvez você pense que por ser um pequeno, médio ou até mesmo grande comerciante, você não tem recursos financeiros nem pessoal para manter um mecanismo de busca como o da Apple no seu site.

Pense novamente. Há, na verdade, algumas coisas simples que você pode fazer para melhorar significativamente a busca do seu site, engajar seus visitantes, e aumentar as taxas de conversão dele.

Aqui estão 7 dicas de como melhorar a busca da sua loja virtual.

 

1. Tenha uma busca no seu site

 

Apesar de básico e óbvio, é incrível a quantidade de sites que ainda não possuem uma busca.

Hoje em dia, as pessoas não tem paciência e seu período de atenção é muito pequeno. Mesmo em um pequeno site com pouca quantidade de produtos, os usuário vão simplesmente deixar o site se não encontrarem o que querem rapidamente – especialmente em dispositivos móveis.

Embora você queira que os visitantes “passeiem” pela sua loja virtual, frequentemente um comprador terá uma dúvida ou não será capaz de encontrar o que está procurando.

Então pelo amor de Deus – se você não tem uma busca no seu site – arranje uma. Todas as lojas Santive Commerce possuem um campo de busca por padrão e com autocomplete.

 

2. Deixe sua caixa de busca visível

 

Caixa de Busca do Extra

O que é pior: não ter um site com busca ou ter uma e deixá-la completamente invisível? Frequentemente, devido ao design da página ou considerações do tema, a busca se torna um pequeno ícone de lupa que é dificilmente notado pelo olho.

De novo, se você não mostrar a eles onde está – eles não usarão. Se coloque no lugar dos seus usuários e tente encontrar alguma coisa no seu site. Ou melhor ainda, peça para que outra pessoa tente encontrar algo no seu site, e observe como ela se atrapalha. Torne sua caixa de busca visível para que as pessoas possam usá-la.

 

3. Certifique-se de que sua busca seja rápida

 

Especialmente quando se trata de busca – tempo é dinheiro. Tem sido provado a todo momento. Latência baixa vence. Além do mais, o Google estabeleceu um padrão aqui. Se ele, o Google, leva um centésimo de segundo para encontrar qualquer coisa na internet inteira, por que deveria levar mais tempo encontrar um item no seu site?

 

Velocidade de busca do Google

Faça o que tem de ser feito para torná-la mais rápida. Tenha um servidor maior, mais memória, ou simplesmente encontre um bom servidor de hospedagem baseado na nuvem que entregue resultados rápidos.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.

*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

 

4. Use autocompletar na sua caixa de busca

 

Busca autocomplete

 

Desde quando o Google começou com o autocompletar ou autossugestão há uns anos atrás – sem mesmo conhecer o recurso, os usuários ficaram viciados.

Quando você começa a digitar qualquer coisa dentro da caixa de busca do Google, você imediatamente verá uma lista abaixo dela com pelo menos quatro sugestivos termos de pesquisa. É extremamente rápido, e incrivelmente preciso em prever o que você gostaria de pesquisar.

Por trás deste simples mecanismo encontra-se muita tecnologia e uma grande quantidade de dados. O Google pega vários sinais de muitos sensores como seu histórico de buscas, localização, análise semântica, tendências emergentes, e mais, para prever o que você gostaria de perguntar.

Em e-commerce, este conceito não se estende somente em sugerir termos de busca mas também sugerir os produtos que melhor se encaixam. Quando o usuário seleciona um produto recomendado, ele vai para a página do produto, e pode clicar no botão “Comprar” sem ser através de uma página de resultado de busca. Isto acelera o ciclo de compra e aumenta a conversão.

Se ele selecionar um termo de pesquisa popular em vez de um produto recomendado, ele iria para uma página de resultado de busca para aquele termo sem a necessidade de digitar o nome do produto inteiro. Isto implicitamente assegura o usuário que ele não é o único que está procurando aquele termo.

Eu recomendo usar ambos, produto recomendado e sugestão de termos de busca, pois eles aumentam a probabilidade de seleção do usuário e aceleram a conversão. Seus usuários estão usando o Google. Eles estão condicionados a esperar o autocompletar. Se seu sistema e-commerce tem um módulo autocompletar decente, habilite-o. Se não tem, sugiro que você mude para um que tenha. Já falei no item 1 que a plataforma Santive Commerce tem, e por padrão.

 

5. Use imagens com nomes de produtos e descrições

 

Uma imagem vale mais que mil palavras. Há um monte de pesquisas em publicidade sobre como uma imagem e seu posicionamento em uma página aumentam a probabilidade de clicar em um anúncio. Similarmente na busca, imagens são muito poderosas. Tenha certeza de que as imagens dos seus produtos apareçam na sua página de resultados de busca. Se você estiver usando o autocompletar – certifique-se de que as sugestões incluam as fotos miniatura de cada produto. Qual dos dois exemplos abaixo é mais apelativo?

 

Busca sem imagens
Busca com imagens

 

6. Saiba o que as pessoas estão procurando no seu site

 

“Você não pode gerenciar o que você não consegue medir” já dizia o ditado. Bem, buscas são altamente mensuráveis.. A maioria dos mecanismos de busca, ou servidores de hospedagem mantém uma lista de termos de pesquisa (“termo de pesquisa” é o nome profissional para “o que as pessoas estão digitando”). Por exemplo, o planejador de palavras-chave do Google te permite ver o volume de pesquisa para determinadas palavras-chave e palavras-chave relacionadas.

Planejador de palavras-chave

Uma breve olhada na lista de termos de pesquisa e você poderá ver o que os usuários estão querendo. Baseado nesta informação, você pode buscar novos produtos, direcioná-los para outros produtos, ou melhorar seu mecanismos de busca.

E então? Que tal você adicionar os recursos citados acima para estender a funcionalidade da busca do seu site?

Faça isso e deixe seu comentário.

Até o próximo post!