Mídias Sociais

Quando exploram novas oportunidades, marqueteiros tendem a lançar promoções, sorteios, ou concursos como táticas para aumentarem a audiência rapidamente. Fazendo isso, muitos elevam suas expectativas nas alturas assumindo que somente dar algo de graça gerará resultados incríveis para suas empresas.

Nem sempre este é o caso. Muitos negócios lançam promoções e concursos com grandes esperanças de resultados, mas suas promoções acabam terminando em verdadeiros desastres. Por isso, eles acabam pegando trauma dessa tática e evitam fazer novas promoções.

Aqui temos 11 meios de sua campanha de marketing poder falhar, e o que você pode fazer para aumentar as chances de executar uma promoção de sucesso.

 

1. Requerendo inscrição

 

O temido formulário de inscrição – algumas pessoas odeiam preenchê-lo, especialmente porque elas podem não estar familiarizadas com o seu negócio ainda e você já está pedindo à elas que se inscrevam no seu site. Você pode conseguir a inscrição desta pessoa se fizer da forma correta e os incentivos corretos estiverem no lugar, mas se você fizer as pessoas terem que passar por muitos obstáculos, elas irão sair da página.

Se você for pedir para as pessoas se inscreverem para participar do seu sorteio, eu sugiro fazer m teste A/B para ver o que funciona. Envie 50% do seu tráfego para a versão A onde as pessoas se inscrevem e estarão aptas a participar do sorteio, e envie 50% do seu tráfego para a versão B onde as pessoas primeiro entram no sorteio e depois são solicitadas a se inscreverem.

Se você quiser, você pode testar uma versão C onde você simplesmente envia as pessoas diretamente para o sorteio e não lhes é solicitado se inscrever no seu site. Compare os resultados das 3 versões para ver qual variação funciona melhor para seu negócio.

 

2. As pessoas não sabem como participar

 

Um processo de inscrição confuso é uma das principais razões pelas quais sua promoção pode falhar, e você nem perceberia isso! Tenha em mente, se você for montar uma promoção, você terá que entender como entrar nela. Entretanto, se não for um processo de inscrição franco, as pessoas podem não entender o que elas devem fazer para participar, e isso pode causar uma queda nas participações.

Para evitar qualquer confusão, envie sua promoção para poucas pessoas como teste antes de colocá-la para funcionar para valer. Se todos forem capazes de se inscreverem sem ter qualquer questionamento sobre o que eles devem fazer, então você fez da forma correta. Se as pessoas retornarem à você fazendo perguntas sobre o processo de inscrição, quer dizer que algumas melhorias devem ser implementadas antes da promoção ir ao ar.

Lembre-se, a landing page da sua promoção deve ser a mais clara possível para tornar fácil ao usuário final completar a ação que você quer que ele tome. Se não houver um call-to-action claro que você quer que a pessoas cliquem, por exemplo, elas podem se perder ou se frustrarem e fechar a página.

Receber feedback antes da sua promoção ir ao ar é essencial. Se as pessoas não entenderem imediatamente que ação tomar para entrar na sua promoção, quer dizer que você precisa fazer ajustes.

 

3. A barreira para entrar é muito alta

 

Esta é a uma das maiores razões pelas quais uma promoção falha em atingir suas expectativas. Se a barreira para entrar é muito alta, significa que ou o seu processo é muito longo e requer muita informação ou os requisitos necessários para entrar tomam muito tempo para completar a inscrição.

Por exemplo: se você estiver fazendo uma promoção que dá um cupom de desconto de R$ 100,00 no Submarino, e você pede ao usuário entrar com o nome, endereço, número de telefone, e-mail… isso pode ser um pouco demais. Mantenha a simplicidade. Peça somente o e-mail e você verá o número de inscrições explodirem.

Se você estiver fazendo um concurso de vídeos, tenha em mente que o número de participações será bem menor se comparado ao número de participações que você terá com um sorteio. Um vídeo exige tempo e esforço para ser planejado e produzido, mas se o prêmio for bom (e você tem uma comunidade leal) você pode acabar com um resultado realmente incrível com um concurso de vídeo.

Login pelo Facebook é também outra barreira comum. Algumas pessoas não usam o Facebook, ou ainda, não querem permitir o acesso à todas as suas informações através do login do Facebook. Se você estiver usando o login do Facebook na sua promoção, se certifique de fornecer um método de inscrição alternativo.

Se as pessoas tiverem que entrar com muita informação, tente testar algumas variações para ver qual funciona melhor para o seu negócio. Quebrar a promoção em passos menores, pode parecer menos assustador ao usuário final. Por exemplo, em uma primeira etapa colete somente o e-mail, em uma segunda etapa peça o restante das informações.

A grande coisa nisso é, se a pessoa abandona o cadastro no segundo passo, um endereço de e-mail já foi coletado, então estas pessoas podem ser contactadas de novo e serem encorajadas a completar o cadastro e participarem da promoção. Se o formulário inteiro fosse colocado no primeiro passo sem pedir o e-mail primeiro, a taxa de conversão seria bem menor, e a taxa de abandono seria maior.

Na maioria das vezes, você realmente só vai precisar do nome e e-mail. Se você precisar do endereço de entrega, você pode contactar o vencedor ao final da promoção par obter tal informação.

 

4. O prêmio não está correto

 

O prêmio que você vai dar pode ter um imenso impacto na performance da sua promoção. Se o prêmio não for compatível com o público-alvo, sua promoção terá uma baixa performance. Você acha que um atleta preferiria ganhar um tênis de corrida ou uma pizza grande?

Ao escolher um prêmio, pergunte a você mesmo se o prêmio tem um bom valor ao ganhador. Se o prêmio tiver um valor extremamente baixo, ou não é suficientemente atraente para o seu público-alvo, então as pessoas não se interessarão e não vão perder seu tempo para se inscrever.

Para criar uma proposta de bom valor, o prêmio precisa estar relacionado ao seu negócio e tem que ser alguma coisa com a qual seus clientes se importam. Se for muito específico para o seu negócio ou favorecer muito aos desejos do cliente, a sua promoção não vai funcionar tão bem como você pode estar esperando.

 

5. Marketing ruim

 

O marketing das suas promoções e concursos é tão importante quanto sua construção. Uma das razões principais pela qual uma promoção falha é o marketing pobremente planejado ou executado. Postar no seu Facebook e Twitter uma vez não é o suficiente; você deve enviar e-mails, estimular as pessoas a compartilhar, e comunicar a mensagem inúmeras vezes para seu público alvo.

Você deve ter definido um mercado alvo para tentar alcançar com sua promoção; de outra forma você vai acabar fadado ao fracasso tentando alcançar a tudo e a todos para participar da sua promoção. Esta é outra razão pela qual sua promoção pode fracassar; você a planejou para o público errado.

A última coisa que você vai querer é construir uma lista de 1.000 leads onde estes leads são todos caçadores de coisas grátis que não ligam para o seu negócio ou para o que você vende. Defina seu plano de marketing antes de lançar a promoção, desta forma você vai saber exatamente onde promovê-la. É mais fácil definir um objetivo e trabalhar a partir dele para determinar como fazer o maketing da sua promoção.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

 

6. Timing ruim

 

Antes de lançar o seu sorteio, cheque o calendário. Há algum evento maior ou feriado chegando que irá conflitar com a sua promoção?

Evite agendar o lançamento da sua promoção em dias de eventos maiores (natal, ano novo, final de campeonato, etc.) onde as pessoas podem estar longe do computador ou em férias.

 

7. Incompatibilidade entre diferentes plataformas

 

A coisa número um que você deve fazer antes de virar o botão e começar a direcionar tráfego para sua promoção é  TESTAR, TESTAR, TESTAR!

Isto significa testar as promoções em todos os maiores navegadores web (Chrome, Safari, Firefox, Internet Explorer e até mesmo Opera) e em diferentes smartphones e tablets. Não somente teste para ver se a página está bonita – você precisa passar por todo o processo de inscrição e ter certeza de que ele funciona. As vezes a promoção falha simplesmente porque as pessoas não conseguem se inscrever!

Também, não negligencie sua promoção para dispositivos móveis. Por volta de 1,2 bilhão de pessoas acessam a internet de seus dispositivos móveis e hoje em dia respondem por 15% de todo o tráfego web. A internet mobile é grande, e tende a crescer cada vez mais, então não a ignore!

 

8. Fraco acompanhamento

 

Mesmo que a sua promoção tenha recebido muitas inscrições, ela ainda pode falhar a longo prazo se você não fizer o acompanhamento correto junto às pessoas que se inscreveram. Você quer formar um relacionamento com as pessoas que entraram na sua promoção, então a última coisa que você deve fazer no seu primeiro e-mail é tentar fazer uma venda. Fazendo isto pode resultar em muitos descadastros e reclamações de spam.

Uma aproximação muito melhor para o seu primeiro e-mail é agradecer as pessoas por participarem, anunciar os vencedores, e fornecer um prêmio de consolação (como um cupom ou desconto) para aqueles que não ganharam. O objetivo no primeiro e-mail é começar a construir um relacionamento, e uma vez que este relacionamento for formado pelo tempo, você pode vagarosamente transformar estas pessoas em clientes.

 

9. Objetivos irreais

 

Se a sua promoção não falhou durante toda sua duração, ela ainda pode falhar em sua mente se os objetivos que você definiu inicialmente foram fora da realidade.

Se você tem um negócio pequeno, pensar que uma única promoção pode te trazer 50.000 inscrições e 10.000 likes no Facebook é ter expectativas fora da realidade. Claro, isso pode acontecer se o prêmio tiver um grande valor e o marketing for bem feito, mas é muito improvável. Embora almejar as estrelas não machuque, defina objetivos realistas que você sabe que pode alcançar. É bem melhor definir objetivos realistas e superá-los, que definir objetivos exorbitantes e ficar desanimado pelas coisas não terem saído como planejadas. Você pode sempre pegar a experiência adquirida com a sua primeira promoção e aumentar as expectativas para a segunda, terceira, e assim por diante.

 

10. Plataforma errada

 

Se os seus objetivos são ter mais tráfego e aumentar sua lista de e-mails, então não é uma boa ideia hospedar sua promoção em uma plataforma como o Facebook. Se você não levar seus objetivos em consideração ao escolher onde hospedar a sua promoção, ela pode ter um efeito negativo no resultado.

Quando você decide fazer uma promoção ou concurso, escolha a plataforma que melhor funciona para o seu objetivo. Geralmente, hospedar a promoção em seu site é a melhor escolha, já que você pode aumentar o crescimento de todos os seus canais sociais a partir dele utilizando o app correto.

 

11. A duração não estava correta

 

Escolher as datas de início e fim corretas podem ter um impacto maior em quantas pessoas se inscreverão na sua promoção. Se você não deixá-la correndo por um tempo suficiente, o número de pessoas que terão a chance de participar não será suficiente e se você deixá-la por muito tempo ela pode começar a se “arrastar”.

O ponto ideal para uma promoção geralmente é por volta de 2 a 4 semanas de duração. Este é o tempo suficiente para que suas ações de marketing deem resultado, mas não é tão longo a ponto de as pessoas começarem a reclamar. Sinta-se livre para testar.

Concluindo, com estes 11 erros expostos e devidamente destrinchados e analisados, você está mais do que pronto para começar a fazer suas promoções, sorteios e concursos.

Mostre seus resultados nos comentários.

Um abraço e até o próximo post!