Como construir uma lista de e-mails responsiva (e rentável)

 

Não há dúvidas do quão importante o e-mail marketing é quando se trata de gestão de uma empresa de comércio eletrônico de sucesso.

Quando comparado à outros canais, os assinantes de e-mail são mais sensíveis, têm uma conexão mais forte com o seu negócio, e compram mais o seu produto.

E todo assinante conta. Quer você esteja ganhando um por semana, um por dia, ou um por minuto.

Mas como você vai levar pessoas a se juntarem à mais uma newsletter – sem mencionar o fato de comprar um produto seu uma vez que a assinaram.

No final das contas você precisa da mistura correta de incentivos, formulários de inscrição e conteúdo valioso e de alta qualidade.

Vamos dar uma olhada em como colocar todos estes ingredientes juntos para que você possa ter mais assinaturas e vendas.

 

Escolhendo o incentivo correto para assinar

 

O primeiro estágio para construir sua lista de e-mail é escolher o incentivo correto para oferecer às pessoas em troca de se juntar a sua lista.

Este passo é todo sobre ter a permissão para seguir com seus clientes em potencial ao longo do tempo.

Há muitas opções a escolher – a chave é ter certeza de que algo é atraente. Para a maioria dos e-commerces, as opções geralmente são um desconto imediato ou a promessa de obter futuros descontos e informações sobre ofertas ou ainda as famosas promoções somente por e-mail.

Outro bom incentivo seriam peças grátis de conteúdo que seu público alvo acharia valioso e este conteúdo poderia ativar a vontade de comprar do seu assinante. Para ficar mais claro, abaixo está uma lista de ideias.

  • Uma loja de roupas femininas poderia criar um guia fashion da estação para ajudar as mulheres com as últimas tendências e como combinar roupas e acessórios – especificamente roupas e acessórios que a loja venda.
  • Uma livraria poderia oferecer amostras dos capítulos de seus últimos/mais vendidos livros.
  • Um músico poderia oferecer um arquivo MP3 grátis da sua última canção.
  • Um fotógrafo poderia oferecer um papel de parede de alta resolução grátis para download.

Não importa em que ramo você está, oferecer um incentivo atraente é um modo efetivo de alavancar a sua lista de e-mails.

 

Criar uma Landing Page de alta conversão

 

Uma vez que você decidiu qual será o seu incentivo, seu próximo trabalho é criar uma landing page – as vezes chamada de squeeze page. Uma squeeze page  é simplesmente uma página no seu website que é 100% focada em fazer as pessoas se inscreverem na sua lista de e-mails.

Por que você precisa de uma landing page? Você pode usá-la de várias formas para te ajudar a construir sua lista.

  • Adicioná-la como um link na descrição dos seus perfis em redes sociais.
  • Anunciá-la através do Google AdWords e Facebook Ads.
  • Coloque links para ela em posts do blog
  • Coloque links para ela em e-mails (dentro do corpo do e-mail ou na assinatura)

Essencialmente, você deve referenciar a página para a qual você quer levar as pessoas e convencê-las a se inscrever. Sem distrações – nenhum outro objetivo.

O conteúdo da sua landing page deve incluir um título persuasivo, um texto ou vídeo sobre seu(s) incentivo(s) e os bebefícios de se juntar à sua lista, e um formulário de inscrição.

Qualquer outra coisa – como sua sidebar por exemplo – deve ser removida.

 

Está gostando deste artigo?

Coloque seu email abaixo para ser o primeiro a receber as dicas e novidades do blog.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

Colocando formulários de inscrição estratégicos

 

Além da sua landing page, o elemento mais importante para converter inscrições no seu website são formulários de inscrição estrategicamente posicionados.

As soluções de e-mail marketing mais populares têm geradores de formulários de inscrição que retornam um fragmento de código , o qual você pode posicionar em vários lugares do seu site.

Abaixo estão alguns destes serviços mais populares:

Pode parecer excessivo adicionar múltiplos formulários de inscrição no seu site, mas não é. Se você pudesse acompanhar os olhos de todos os visitantes do seu site, você descobriria que eles não olham para todas as partes do seu site, do cabeçalho ao rodapé.

Eles devem somente olhar para o conteúdo em um post de blog, ou somente a página “Sobre”, o menu de navegação, ou a sidebar. Por isso, você tem que ter certeza de que tenha um ponto de conversão para sua lista de e-mail em todas as partes do site que ele possa olhar – um formulário de inscrição.

Então onde você deve colocar um formulário de inscrição? Aqui estão alguns lugares a se considerar.

  • Cabeçalho / barra de navegação. Pode ser um campo de e-mail com um texto bem simples como por exemplo “Assine”, “Fique por dentro”, “Deixe seu e-mail”, “Obtenha descontos exclusivos”, etc.
  • Sidebar. Aqui pode ser somente o campo e-mail ou ter mais campos como “nome” com uma frase sobre seu incentivo grátis e o que ser parte da sua lista de e-mail pode oferecer à este usuário.
  • Página “Sobre”. Depois de contar ao seu visitante sobre seu negócio e os benefícios dos seus produtos, convide-os a se conectar com você e aprender mais se inscrevendo na sua lista de e-mails. Pode ser somente o campo e-mail com algumas frases sobre porque as pessoas devem se inscrever.
  • Final dos posts do blog. Se as pessoas chegam até o final dos seus posts, as chances são de que elas tenham gostado do seu conteúdo e estão prontas para executarem uma ação. Ter um formulário estrategicamente colocado ali dá uma clara opção do que fazer a seguir.
  • Rodapé do site. Vamos supor que seu visitante percorra todos os campos citados acima. Se eles fizerem isso e ainda chegarem ao rodapé do seu site, significa que eles estão muito interessados. Capture-os como assinantes.
  • Página de checkout. Uma das melhores formas de se construir listas é simplesmente fazer vendas. Todos os serviços mencionados acima têm integrações, pode ser integrações fornecidas por eles mesmos ou desenvolvida por terceiros, isto te permitirá adicionar clientes à sua lista de e-mails depois que eles fazem a compra.

A maioria dos visitantes não enxergará alguns destes pontos, portanto ter vários formulários pelo site é importante.

Se você tem uma loja física, não se esqueça das oportunidades offline. Alguns provedores de serviços de e-mail marketing fornecem aplicativos que permitem a captura de e-mail pessoalmente. Um destes aplicativos é o Chimpadeedoo do MailChimp que permite aos assinantes entrar com os e-mails em tablets iPad ou Android. Mesmo que você esteja offline no momento, ele coletará os endereços de e-mail e os importará para sua conta do MailChimp na próxima vez que você estiver online.

 

Mantenha contato

 

Conforme você for aumentando a sua lista de e-mails, você precisa se prontificar a estar sempre em contato com seus assinantes. A última coisa que você vai querer é construir uma ótima lista, não enviar um e-mail por meses,  e então perceber que os assinantes sequer abrem seu e-mail ou se descadastram da lista porque eles se esqueceram de você e do porquê terem assinado a sua lista.

Você tem duas opções para manter seus assinantes interessados em seu negócio. A primeira é enviar atualizações regulares, como newsletters, informações sobre sua empresa que seus clientes gostariam de ficar por dentro, ou links para os últimos conteúdos produzidos. Preferencialmente este conteúdo deve ser de alta qualidade, grátis, mas que tenha vendas e conversões como objetivo final. Esta é a melhor opção para negócios que têm coisas novas para falar em uma base consistente.

A segunda opção é colocar seus cliente em uma sequência autoresponder. Está é uma série de e-mails que você configura com antecedência e agenda o envio para novos assinantes em um específico espaço de tempo assim que eles se juntam à sua lista.

O primeiro e-mail para seu assinante deve conter o incentivo prometido – o desconto, guia grátis, link para um download, etc. O próximo e-mail, enviado alguns dias depois, deve dar seguimento junto ao assinante, perguntando se ele gostou do que recebeu no e-mail anterior. O próximo e-mail, a ser enviado alguns dias depois do segundo e-mail, deve informar aos assinantes sobre alguns produtos e serviços que serão do interesse deles baseado no incentivo grátis recebido.

Esta opção é a melhor para negócios que tem produtos estáticos ou simplesmente aqueles que querem automatizar seu funil de venda.

 

Juntando tudo

 

Concluindo, construir uma lista de e-mails se resume em obter permissão e prover valor. Para obter permissão, pense em quais incentivos ou no conteúdo de qualidade que você pode criar com o objetivo de obter assinaturas. Uma vez que você conseguiu com que as pessoas se juntassem à sua lista, foque em enviar aos seus assinantes uma mistura balanceada de mais conteúdo de qualidade com vendas ocasionais e mensagens promocionais.

Até o próximo post!