Depoimentos

Quando chega a hora de decidir comprar alguma coisa online, críticas e testemunhos de clientes podem ser o fator determinante na efetivação ou não de uma venda.

Exibir feedbacks positivos dos seus clientes no seu site demonstra que você de fato vende determinado produto e fornece prova social para potenciais clientes que estão pensando em comprar de você.

De fato, os testemunhos são o fator principal por trás de 20 a 50 porcento de todas as compras, enquanto 63 porcento dos consumidores online dizem que preferem comprar em sites com revisões positivas.

Então, quais os ingredientes de um testemunho matador, e qual o segredo para gerá-los de uma forma regular?

Saiba abaixo.

 

O Testemunho Perfeito

 

Para gerar o testemunho perfeito, você precisará saber quais são os ingredientes obrigatórios.

Primeiro de tudo, o aspecto mais importante de um testemunho é sua autenticidade – portanto mantenha-o verdadeiro.

Comentários fabricados geralmente não soam genuínos graças ao seu tom promocional exagerado. É sempre melhor publicar feedbacks honestos e positivos de clientes reais.

E ainda, testemunhos reais nem sempre parecem totalmente acreditáveis. Então como ter certeza que você não cairá nesta armadilha?

 

Mostre Credibilidade

 

Fazer um testemunho crível aos olhos dos seus visitantes é absolutamente vital. Entretanto este processo vai muito além de somente adicionar aspas à frases.

Quando publicar um testemunho, incorpore o nome do cliente, uma foto, e o website dele ou localização se possível. Isso funciona bem com a maioria das pessoas, sem contar que lhe dará um impulso extra de credibilidade.

A chave aqui é que adicionar informações extras sobre seus consumidores é uma parte importante no aumento da credibilidade dos seus depoimentos e os tornam mais persuasivos.

 

Publique Clientes em Dúvida (E Sempre Acabe Com A Dúvida)

 

Acredite se quiser, dúvida em um depoimento é uma coisa boa – quando usada corretamente.

O testemunho reverso começa com dúvida, continua com elogio e termina com uma eventual superação do ceticismo inicial.

Este tipo de testemunho parece verdadeiro por causa das suas raízes naturais. Pessoalmente, nós damos testemunhos para os outros começando com dúvidas que tínhamos sobre o produto ou serviço e então imediatamente dizemos como aquele produto superou nossas dúvidas e resolveu nosso problema.

Por exemplo: “Sabe aquela lanchonete bem simplesinha no centro da cidade? Acabei entrando lá esses dias para comprar apenas uma água e achei os salgados bem bonitos. E advinha, são muito gostosos também. Eu definitivamente vou voltar lá outras vezes.”

 

Compartilhe a história

 

Com a credibilidade e dúvida em seus devidos lugares, o próximo passo é retratar o testemunho com um começo, meio, e um fim.

Pegue o exemplo que eu dei acima. A lanchonete super simples contém a dúvida como a abertura da história. Visitar a lanchonete foi o meio da história, que terminou com a superação do ceticismo inicial. Curto e natural.

Agora surge um novo problema. Como extrair estes três elementos dos seus clientes e transformá-los em uma história?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

 

Faça As Perguntas Certas

 

Depoimentos positivos e efetivos raramente são dados sem que sejam solicitados. Para ter o feedback que você precisa, você tem que consegui-los de seus clientes com algumas perguntas estrategicamente estruturadas.

Aqui vão 5 exemplos de perguntas:

  • Qual foi a sua maior preocupação ao comprar este produto? Ela foi resolvida?
  • O que você mais gostou no seu produto?
  • Este produto te ajudou de alguma maneira? Se sim, como?
  • Você recomendaria este produto? Se sim, por quê?
  • Há alguma outra coisa que você gostaria de acrescentar?

Cada uma destas 5 questões perguntam sobre detalhes que podem te ajudar a fazer o depoimento perfeito.

A questão número um lida com o elemento da dúvida, enquanto o resto pode te ajudar a juntar a história de vários ângulos. A questão cinco em particular dá ao cliente alguma liberdade para ele expressar a sua visão da maneira mais natural possível.

Usar estas perguntas para cada cliente, lhe permite coletar depoimentos com estrutura, tornando mais fácil compilar as histórias para cada review de compra.

Para montar a história, você pode cuidadosamente mesclar as respostas. Não há nada errado em mexer na estrutura de um depoimento sem mudar o significado dele, desde que você deixe isso claro ao seu cliente antes de publicá-lo.

 

Automatize-se

 

Adicionar um toque pessoal no processo de engajamento com o cliente ao marcar um horário para enviar estas questões, podem realmente aumentar seu nível de respostas. Mencionar o quanto eles foram únicos e por isso foram selecionados para deixarem seus depoimentos quase certamente vai produzir uma resposta.

Você também pode ligar para os clientes e fazer estas perguntas. Isso vai te ajudar a coletar maiores informações.

Entretanto, tal aproximação pessoal pode se tornar muito mais do que um pequeno consumo de tempo. Nestes casos, há outras formas mais automatizadas.

Para economizar tempo ao engajar seus clientes, você deve implementar alguma automação. Ou melhor ainda, você pode usar automações já existentes.

Por exemplo, e-mails de transação que são enviados automaticamente depois de uma venda são perfeitos para integrar as perguntas listadas acima. O cliente espera tais e-mails, por isso é menos provável que eles achem estes e-mails desnecessários e não os respondam.

Você também pode agendar um e-mail a ser enviado depois de um curto período de tempo após a compra. Isto permite que seu cliente experimente o produto antes de responder suas perguntas.

Reviews  podem ser particularmente poderosos para e-commerces porque fornecem prova social na página de compra e a exibe nas páginas de resultado dos mecanismos de buscas na forma de rich snipets o que pode aumentar os acessos ao seu site.

Rich Snipets

Uma vez no seu site, os reviews adicionam uma dimensão persuasiva à sua página de produto que pode fazer seu site parecer mais confiável e definitivamente aumentará sua taxa de conversão.

Cadeira DKR

Um último modo de gerar “mini testemunhos” é favoritando tweets dos seus clientes sobre seus produtos ou serviços. Você pode então incorporá-los na sua página inicial ou na página do produto ao qual o tweet se refere.

Embora não seja um meio automatizado de se conseguir testemunhos, estes tweets são ótimos pois eles vêm de um site terceiro e vêm completo com uma foto do seu cliente, sua localização e a data e hora exatas em que o tweet foi criado.

Em outras palavras, todos os elementos chave para um testemunho matador.

 

Exibindo os elogios

 

Depois de coletar e produzir o testemunho perfeito, você precisará exibi-lo profissionalmente.

Ver as opiniões dos clientes profundamente enterradas atrás de uma série de diferentes páginas é uma visão muito comum. Os visitantes não devem ter que caçar a fim de encontrar depoimentos, nem devem se sentir desiludidos pela má apresentação ou falta de informação, uma vez que eles os encontram.

Em vez disso, você precisa ter certeza de que o depoimento que você recebeu esteja visível em diversas páginas do seu site, junto com todos os elementos de credibilidade discutidos anteriormente neste artigo. É simplesmente uma questão de entrar em contato com o cliente sobre os seus planos de publicar o seu depoimento e pedir informações adicionadas, uma foto, e assim por diante.

Finalmente, a sua seção de depoimentos deve ser de bom gosto. Certifique-se de enchê-la com uma variedade de depoimentos, porém de forma clara e ordenada.

 

Comece agora

 

E aqui está, um guia completo de como compilar, construir e apresentar delirantes depoimentos em sua loja online.

Se você conseguir coletar os depoimentos de seus clientes contendo os elementos discutidos neste artigo de forma regular, não levará muito tempo até que você tenha um portfólio poderoso de testemunhos que ajudarão a converter seus visitantes em vendas e assinaturas.

Então pare de enrolar e vá lá coletar seus depoimentos.

Até o próximo post!