Vou responder a pergunta do título deste post rapidamente. É o e-mail.

Por que? Vou explicar daqui a pouco.

Mas a verdade é, há um valor de marketing no e-mail e no Facebook (pode incluir rede social aqui).

Mas não o mesmo valor.

Posso citar pesquisas que mostram que o e-mail supera o valor social na vida do consumidor e é responsável por aproximadamente 7% das aquisições de novos consumidores.

Enquanto os números podem ser persuasivos, vamos olhar as desvantagens do marketing social:

  • Redes sociais não são primariamente comerciais. Enquanto você pode dizer isso sobre a caixa de entrada de e-mail, curtir uma página ou seguir no Twitter, não quer dizer que voce deseja comprar daquela marca. Com o e-mail opt-in, há uma expectativa de que você receberá ofertas, anúncios e coisas típicas de e-mail. As vezes um curtir ou seguir é apenas uma expressão de aprovação para sua marca.
  • Redes sociais são “barulhentas” – não é garantido que o post que você fez na sua página irá aparecer na linha do tempo de todos, ou que serão notados na imensa quantidade de tweets e Instagrams e Pins que saturam seus respectivos feeds. A maioria das pessoas acessam suas caixa de entrada de e-mails metodicamente, embora possa haver problemas na entrega do e-mail marketing, se você conseguir atingir a caixa de entrada, ao menos o seu assunto será lido na maioria das vezes.
  • Atualizações Sociais deixam pouco espaço para mercadorias. Há muito mais espaço criativo em um e-mail do que em posts isolados.
  • As redes sociais não tem segmentação e ferramentas de relatórios. Enquanto as redes sociais tem relatórios decentes, você não consegue ter relatórios segmentados, e é difícil, se não impossível, criar segmentos de fãs ou seguidores a fim de direcionar diferentes mensagens.
  • Canais sociais carecem de recursos de personalização. Embora o direcionamento de anúncios do Facebook esteja melhorando, e inclua alguns recursos avançados de segmentação, você não tem a capacidade de personalização que você tem em um programa de e-mail atrelado à uma conta de usuário e/ou site de comportamento.

É também mais fácil pedir um e-mail de um seguidor, fã ou amigo em uma rede social que o inverso. Algumas marcas como a Crocs solicitam que você deixe seu e-mail na landing page deles, mas lembre-se, tipicamente os fãs só veem esta página uma vez, e não a verão mais se elas clicarem no botão “Curtir” no site da marca e se não navegarem para a landing page no Facebook.

crocs

Crédito da imagem: Strongview

Claro que não podemos dizer que não há valor em oferecer páginas sociais como um canal de comunicação para seus fãs e clientes. De fato, redes sociais tem algumas vantagens:

“Endereço permanente”. Contas de e-mail são abandonadas frequentemente. Uma conta em rede social duram mais tempo.

A capacidade de utilizar o boca a boca facilmente (através do alcance pago).  Ambos, Facebook e Twitter (e em breve Pinterest e as outras redes sociais), habilitaram a segmentação amigos de amigos através de posts promovidos, ampliando seu alcance de marketing e potencializando a aquisição de clientes. E-mail não consegue fazer isso.

Ambos tem valor, mas não o mesmo valor. Eu recomendo utilizar os dois, mas haverá vezes em que você terá que decidir a qual canal dedicar:

  1. mais recursos, e
  2. que call to action destacar mais em seu site.

Por exemplo:

email-ou-facebook

Calls to action como o representado acima, podem impulsionar mais um canal do que o outro dependendo da forma como eles são expostos. Neste caso, o “curtir” do Facebook ou o “seguir” do Instagram são certamente os call to action primários, e-mail é secundário. Isto pode ser intencional – mas tenha certeza que você pensou no vlaor de cada canal ao decidir qual deles deixar mais proeminente nas suas mensagens de marketing.

Até o próximo post!