Construção lista de e-mail

Imagine seu site como um grande funil.

No topo do funil está todo o tráfego bruto que chega ao seu site. O nível abaixo do funil é mais estreito, e nele está somente aqueles visitantes que interagiram com a sua marca de alguma forma (ex: lendo seu blog, te seguindo em alguma rede social, ou dando a você seus e-mails). O nível inferior do funil, e o menor, inclui aquelas pessoas que passaram da interação para a compra.

Convencer alguém a te dar seu endereço de e-mail é muito mais fácil que convencê-lo a comprar algo, isso porque comprar não custa somente dez segundos como deixar um e-mail. Uma vez que você tenha o e-mail de alguém, você tem a oportunidade de continuar com esta pessoa através do tempo e eventualmente movê-la do meio do funil para a base dele, onde ela se torna um cliente.

Mas como você pode trazer aquele tráfego bruto para dentro do seu funil e convencer as pessoas a lhe darem o seu endereço de e-mail? E então como você pode efetivamente construir um relacionamento com elas afim de que elas se lembrem de você, queiram seu produto, e saquem seus cartões de crédito?

Vamos mergulhar em algumas estratégias para primeiro construir uma lista de e-mails e então efetivamente vender para ela.

 

Parte 1: Como construir sua lista de e-mail

 

1. Use anúncios para direcionar tráfego para uma landing page

 

O modo mais rápido de começar a construir a sua lista de e-mails é enviar tráfego qualificado para uma landing pagePor tráfego qualificado, eu quero dizer que é necessário serem pessoas que estão suscetíveis a estarem interessadas em seus produtos. Seu orçamento em marketing será muito mais efetivo se você cuidadosamente escolher com quem gastá-lo.

Por exemplo, o Facebook permite que você mostre seus anúncios a pessoas que estão no seu público-alvo. Você pode escolher a idade, sexo, status de relacionamento, localização, e interesses das pessoas que você quer atingir com seus anúncios.

É importante notar que enviar tráfego para a homepage da sua loja não é sua única opção – você deve considerar também criar uma landing page dedicada a um único objetivo de conseguir o e-mail daquela pessoa com um formulário de cadastro altamente definido e extremamente visível. Uma boa landing page será livre de distrações e focará em pedir que as pessoas deixem um e-mail em troca de uma newsletter, algum recurso baixável (e-book, infográfico), ou algum curso grátis.

 

2. Ofereça um cupom de desconto em troca de um endereço de e-mail

 

Um método frequentemente utilizado para se conseguir assinantes é ter uma janela popup que oferece um cupom de desconto em troca de uma assinatura de e-mail. Este método é mais efetivo com pessoas que já estão navegando pelos seus produtos ou lendo seu blog para encorajá-las a entrarem para sua lista de e-mail. De acordo com minha experiência, muitas pessoas irão se cadastrar pelo cupom de desconto mas não farão uma compra de imediato, por isso é importante manter aquele relacionamento ao longo do tempo.

 

3. Faça concursos e sorteios no Facebook

 

Sortear um dos seus produtos ou dar uma vale presente a alguém que entre em um concurso na sua página do Facebbok pode ser uma forma poderosa de construir sua lista de e-mails e conseguir curtidores para sua página. Esta tática pode gerar um “barulho” em torno da sua marca no Facebook e com isso aumentar seus seguidores nesta rede social, além de coletar endereços de e-mails.

Certifique-se de utilizar uma ótima foto do produto que você está sorteando, assim você consegue prender a atenção das pessoas no meio de tantas informações que elas recebem em suas linhas do tempo, além de tornar sua postagem compartilhável. Se você estiver sorteando um vale presente, você poderia fazer uma montagem com seus mais bonitos e populares produtos como destaque na página do concurso.

 

4. Tenha uma caixa de assinatura de e-mail no rodapé ou sidebar do seu site

 

Não machuca ter uma boa e velha caixa de assinatura de e-mail no seu site para qualquer um que queira se inscrever mesmo sem ter sido motivado por uma das opções acima.

Isto é especialmente eficaz se você tem um blog com conteúdo regular de alta qualidade, assim as pessoas estarão mais propensas a se inscreverem para serem notificadas quando você tiver conteúdo novo.

OK, agora que você está construindo uma grande lista de assinantes, como você pode alimentar estes leads e fazer com que eles comprem?

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

 

Parte 2: Como alavancar sua lista de e-mails para aumentar as vendas

 

1. Publique uma newsletter

 

Um e-mail normal de newsletter é uma boa maneira de manter sua lista aquecida sem ser muito “vendedor”. Você pode basear a newsletter em seus últimos posts do blog, ou mesmo em conteúdo coadjutor de outros sites que atuam no mesmo nicho que o seu.

Regularmente enviando este tipo de newsletter, você pode construir sua reputação como um expert em seu nicho e também nutrir seu relacionamento com os assinantes. Fornecendo conteúdo grátis e de qualidade regularmente, você conseguirá assinantes com o hábito de abrir e ler os seus e-mails, em vez de assinantes que mentalmente categorizam seus e-mails como lixo.

 

2. Envie uma sequência de e-mails

 

Outra forma de você interagir com seu assinante é através de uma sequência de e-mails (uma série de autoresponders). Um autoresponder é um e-mail que você configura para automaticamente ser enviado a novos assinantes.

Por exemplo, sua landing page poderia oferecer um curso grátis via e-mail sobre um assunto relacionado ao seu nicho. Novos assinantes receberiam este curso quebrado em vários e-mails, enviados em um intervalo de tempo e durante um período depois que assinaram a sua lista.

A vantagem de uma série de autoresponder sobre uma newsletter é que ele não requer que você constantemente crie novo conteúdo — uma vez que você escreveu, montou e configurou a série, ela irá toda automaticamente para novos assinantes.

Você pode querer ter duas landing pages – uma que ofereça uma newsletter semanal, e outra que ofereça um curso grátis. Então, envie tráfego para as duas páginas e veja qual delas converte melhor. Toda audiência é diferente, portanto é sempre uma boa ideia testar e ver o que funciona melhor para o seu nicho.

Autoresponders como os explicados aqui podem ser facilmente configurados usando um serviço de e-mail marketing como o Mailchimp ou Aweber.

 

3. Promoções sazonais e de feriados

 

Uma forma mais tradicional de e-mail marketing é notificar os assinantes sobre ofertas especiais baseadas em datas comemorativas ou estações do ano. Você pode querer informar seus assinantes sobre as suas vendas em uma Black Friday, uma pós-venda de natal, ou uma liquidação de primavera.

Você também pode lembrar as pessoas sobre feriados que estão chegando como o dia das mães, ou mesmo enviar um e-mail de “feliz aniversário” com um código de desconto especial.

 

4. Desconto somente para assinantes

 

Mesmo que você envie uma newsletter regularmente, uma série de autoresponders, ou somente envie e-mails sobre promoções especiais, você poderá sempre incluir cupons de desconto para seus assinantes para motivá-los a fazer uma compra.

É possível gerar cupons de desconto únicos para cada pessoa da sua lista, mas eu não recomendo isso. Eu recomendaria ao invés de gerar um único cupom de desconto que pode ser usado inúmeras vezes, que você gere cupons com validade de tempo. Se você fizer isso, certifique-se de mencionar no seu e-mail que o cupom expirará em uma certa data.

Este tipo de oferta limitada pelo tempo tem dois propósitos: primeiro, previne que os cliente utilizem o código múltiplas vezes e a hora que quiserem no futuro, e segundo, cria um senso de urgência que encoraja os assinantes a comprarem algo agora em vez de depois.

 

5. Notifique sua lista sobre concursos e sorteios nas mídias sociais

 

Uma lista de e-mails pode também ser usada para aumentar sua presença nas mídias sociais. Vamos dizer, por exemplo, que você tem investido em anúncios que direcionam tráfego para uma landing page com o intuito de construir sua lista de e-mails, mas você não tem, ainda, tantos seguidores nas redes sociais quanto gostaria.

Para atingir seu objetivo de aumentar estes seguidores, você pode promover um sorteio como dito acima na parte 1. Uma vez que o concurso estiver ocorrendo, mande um e-mail para os seus assinantes os avisando que eles podem participar deste sorteio de um produto grátis ou vale presente, ao curtir sua página no Facebook ou em qualquer outra plataforma social com a qual você esteja trabalhando.

Esta estratégia ajuda a engajar seus assinantes de e-mail através de um outro tipo de interação com a sua marca, que não somente pode fazer com que eles desçam mais no funil, mas também possibilita que eles espalhem a palavra sobre seus produtos para seus amigos e seguidores. Expor sua marca nas redes sociais dos seus assinantes pode ajudar sua marca a alcançar ainda mais pessoas e trazê-las para dentro do funil.

Você está usando o e-mail marketing no seu negócio? Nos conte nos comentários.

Um abraço e até o próximo post!