Porque o e-mail marketing é a chave para o sucesso de um e-commerce

Em se tratando de mídias sociais, SEO ou marketing de conteúdo, você tem um monte de opções quando se trata de marketing para o seu negócio online.

Mas quando chega a hora de se ter conversão de vendas ou condução de conversão, há um canal que continua a superar todo o resto: o bom e velho e-mail.

De acordo com recentes pesquisas:

  • E-mail tem um ROI aproximado de 4300% (de acordo com a Direct Marketing Association);
  • 80% das pessoas dizem que recebem mensagens de marketing em seus e-mails pessoais;
  • 70% das pessoas fazem uso de cupons ou descontos que recebem por e-mail;
  • 60% das pessoas dizem que receber ofertas especias é a principal razão para se inscreverem em uma lista de e-mails.

Em outras palavras, se o seu e-commerce ainda não tirou um tempo para adotar o e-mail marketing, então você está deixando de ganhar dinheiro.

Se esses dados estatísticos ainda não te convenceram, aqui vão alguns outros fatores que podem te motivar a começar a construir sua lista de e-mails ainda hoje.

 

E-mail supera Twitter e Facebook para vender coisas online

 

As principais redes sociais que a maioria dos pequenos negócios utilizam são Facebook e Twitter – e historicamente elas são excelentes ferramentas grátis para distribuição de conteúdo.

Mas se você tem uma página no Facebook, então talvez tenha ouvido que somente cerca de 16% dos seus curtidores irão ver as atualizações que você postar em sua timeline.

Isso ocorre porque o Facebook quer que você compre sua publicidade para promover sua mensagem. Alguns têm considerado isso um mau investimento para pequenas empresas (link em inglês).

O Facebook não é a única rede social onde seu alcance pode ser limitado. Se o usuário está fazendo uma busca pelo Twitter para localizar alguma informação, ele tem que especificamente clicar em “Todos” para ver todos os tweets ou perfis com uma palavra-chave específica.

Desenvolvedores (link em inglês) também têm a opção de usar um filtro na API do Twitter que classificará os tweets como “nenhum”, “baixo”, “médio” ou “alto”, significando que os usuários daquelas aplicações podem deixar de ver tweets relevantes por causa do algorítimo com este filtro setado com o valor “baixo”, por exemplo. Então, novamente, pequenos negócios que não investem em publicidade podem experienciar tweets e updates no Facebook não muito rentáveis.

Em suma, você não pode simplesmente assumir que seu público-alvo somente veja seu post caso ele esteja no Facebook ou Twitter no momento em que você publica uma nova postagem.

Mais importante, quando chega o momento de ter uma conversa de venda com seu público, o e-mail simplesmente tem melhor desempenho que mídias sociais.

A Custora recentemente fez um estudo que analisou os dados de 72 milhões de consumidores compradores em 86 sites de diferentes varejistas.

Eles descobriram que, ao longo dos últimos quatro anos, os varejistas online quadruplicaram a a taxa de novos clientes adquiridos através de e-mail para quase 7 por cento.

Enquanto isso, Facebook e Twitter mal foram registrados no estudo.

Gráfico de aquisição de clientes por vários canais

Crescimento de aquisição por canal

Eles também descobriram que a média do valor de tempo de vida dos clientes (CLV) adquiridos via e-mail é consideravelmente maior que daqueles que vieram das redes sociais.

Valor de tempo de vida do cliente por canal

Valor de tempo de vida do cliente por canal

Entretanto, e-mail não é somente um canal superior para aquisição de clientes. Algumas pessoas estão percebendo que ele também traz mais tráfego que as mídias sociais.

Noah Kagan recentemente enviou um tweet (conteúdo em inglês) para seus 13.000 seguidores no Twitter. Ele teve 109 cliques. Uma taxa de cliques (CTR) de 0.8%

Cliques vindos do tweet (imagem retirada do post do Noah)

Cliques vindos do tweet (imagem retirada do post do Noah)

Ele enviou a mesma informação para a lista de e-mail dele com 3.547 pessoas e teve 882 cliques. Uma CTR de 24,8%.

Uma taxa 8x maior que a do Twitter.

Cliques obtidos através da lista de e-mail

Cliques obtidos através da lista de e-mail (imagem retirada do post do Noah)

A razão pela qual o e-mail é muito mais efetivo em direcionar tráfego e vendas é porque você leva a conversação sobre seus produtos e negócios aos seus clientes para um espaço online mais pessoal – a caixa de e-mail deles.

Enquanto plataformas como Facebook e Twitter são ótimas para distribuição de conteúdo gratuita e engajar sua comunidade, elas também são barulhentas, com atualizações e novas postagens a cada segundo, e seu público pode não estar nelas quando você publicar algo.

E-mail, por sua vez, é visto sempre.

 

O Google está dificultando o ranking de buscas para captar clientes

 

Como o gráfico do CLV acima nos mostra, clientes vindos de ambas as buscas, pagas e orgânicas, são extremamente valiosos para o seu negócio. Entretanto, chegar ao topo das pesquisas do Google está se tornando cada vez mais difícil.

Se você não é daqueles que se mantém atualizado sobre as notícias de otimização para mecanismos de buscas (SEO), saiba que os métodos SEO testados, funcionais e utilizados no passado para obter posições mais elevadas nas buscas estão sendo desvalorizados pelo Google.

A maioria das estratégias de SEO seguras e que funcionam bem (como marketing de conteúdo) levam tempo para serem construídas até que a posição no ranking de busca almejada seja conseguida, deixando novos negócios com somente uma opção paras chegar à primeira página rapidamente: comprando Google AdWords. O prós e contras do PPC são suficientes para te deixar com dor de cabeça.

Este é o motivo pelo qual as empresas estão investindo em PPC para construir suas listas de e-mails. Deste modo, em vez de cosneguirem somente um potencial contato de um clique na busca, eles estão abrindo a porta para comunicações futuras com seu público alvo.

 

Está gostando deste artigo?

Coloque seu email abaixo para ser o primeiro a receber as dicas e novidades do blog.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

E-mail é o melhor amigo do marketing de conteúdo

 

Marketing de conteúdo é indubitavelmente a estratégia de marketing mais quente do momento. Isso porque ela pode te ajudar em ambas áreas já citadas neste artigo. Ela te dá alguma coisa para compartilhar e promover nas mídias sociais, e também te ajuda a ganhar posições nos resultados de pesquisas.

O problema é, conteúdo de qualidade exige maior investimento. Primeiro você deve decidir no que focar. Você vai querer ter posts de blog? Videos tutoriais e comerciais? Apresentações de slideshare? Podcasts engraçados e informativos? Infográficos virais?

Decidindo o foco, você terá que definir quem vai criar todo este conteúdo para você. Você vai ter uma equipe interna de criadores de conteúdo? Vai terceirizar? Como você encontrará alguém que seja bom na criação destes vários tipos de mídia?

Em outras palavras, marketing de conteúdo é difícil. Mas é o seguinte, funciona. E extremamente bem.

E é por isso que coletar os endereços de e-mail dos seus visitantes é tão importante. Isso te dá um modo de manter contato e continuar com eles através do tempo e também garante que todo o tempo e dinheiro que você gastou criando conteúdo, não resultou somente em uma única visita.

Sem mencionar que construir uma lista de e-mails para consumir seu conteúdo vai te ajudar a aumentar suas conversões globais. Você verá mais compras vindas da sua lista de e-mails do que dos leitores do seu blog, assinantes do Youtube ou ouvintes de podcasts como mencionado acima.

 

 E-mail traz tráfego e vendas

 

Agora que você sabe porque você precisa de uma lista de e-mails para seu e-commerce, vamos dar uma olhada no que você pode fazer com ela. Dependendo da ferramenta que você escolher para entregar o seu conteúdo por e-mail, você pode atingir seus clientes de amplas e variadas formas (as quais estaremos explorando em futuros posts).

Aqui estão somente algumas ideias para você ir se animando:

  • Avise seus clientes sobre novos produtos e notícias interessantes sobre sua empresa que os afetarão;
  • Configure autoresponders – uma série de e-mails automatizados que têm por objetivo fazer com que seu cliente compre ou aprenda mais sobre seus produtos através do tempo;
  • Envie descontos para feriados, datas comemorativas, e outros eventos pessoais (aniversários, por exemplo);
  • Lembre os seus clientes de alguma compra incompleta (carrinho abandonado);
  • Premie clientes fiéis com um desconto;
  • Restabeleça uma comunicação com um cliente que já não compra há um tempo oferendo-lhe um desconto;
  • Obtenha depoimentos dos clientes;
  • Compartilhe suas novidades de conteúdo (posts do blog, videos, etc.) com seus clientes para estabelecer um relacionamento sem o foco de venda.

Como se pode ver, você pode estabelecer um relacionamento com seus clientes através do e-mail de modos muito mais profundos e usá-los para trazer tráfego para o seu website.

Enquanto as mídias sociais e buscas são uma excelente forma para ser descoberto pelo seus clientes, e-mail é o modo de realmente construir um relacionamento com eles.

Agora que você sabe quão importante o e-mail marketing é, chegou a hora de começar a construir sua lista e e-mails.